terça-feira, 16 de agosto de 2011

Comer, comer...

Vaidade ou saúde, fato é que eu decidi reeducar minha alimentação e de quebra, secar um pouco. Nem é para o verão. Acho que a gente precisa ficar bem todos os dias do ano. E ao contrário do que muitos pensam, vegetarianos nem sempre são magérrimos, tipo hippie, pois muitos deles [assim como eu] podem errar a mão nos carboidratos e nas gorduras.

Não me acho acima do peso. Na verdade, não sei o que é uma balança desde 2005. Tenho 98 cm de quadril e gosto disso. Quero secar gordura para acentuar as curvas. Então, com as dicas da amiga Mariana Kirstus, estudante de Nutrição, comecei a prestar atenção na tabela nutricional.



Vale lembrar, que são dicas, e não uma prescrição de dieta. A Mari estuda Nutrição, ou seja, ainda não pode exercer a função de nutricionista, portanto, apenas compartilhou conhecimentos recebidos em sala de aula. Os aliei com o que já praticava.



O primeiro passo foi reduzir gorduras. Estou de olho em produtos com o mínimo de gordura possível - e de preferência 0% de gordura total. Fiquei surpresa em perceber que muitas "tranqueirinhas" não são tão calóricas e gordurosas - mesmo assim, ficando para os dias de "chute ao balde". Já que não são tão saudáveis quanto biscoitos estilo cream cracker, mas integrais e com gergelim. Iogurtes, leites fermentados, barrinhas de frutas secas, de cereais, pães integrais. Leio todos os rótulos e a porcentagem da quantidade diária, baseada em uma dieta de 2000 calorias [o tal %VD]. É bacana ressaltar que nem todo mundo necessita dessa quantidade diária. Para algumas pessoas, 1600 ou 1800 são suficientes, e geralmente, os homens, mais do que 2000.

Se você gosta de doce, como eu, pode optar pelas barrinhas de frutas secas, com cereais e cobertas com chocolate. Atualmente esse é o meu chocolate. E quem me conhece sabe que sou daquelas que devoram uma barra inteira de chocolate branco ou extra-cremoso! Ou devorava...


Proteína x carboidrato
É muito importante dar preferência às proteínas aliadas à atividade física. Mas sem carboidrato, não há energia para correr um quarteirão.

Sushi vegetariano, de pepino. O arroz não é integral, mas abafem o caso! =D


Comer de três em três horas.
Com fome ou sem, é preciso reeducar o estômago para fazer seis refeições diárias, de três em três horas - dependendo do tempo que você fica acordado, até mais. O importante é não pular refeições. Aprendi com a Mari a levar lanche de casa na bolsa, para não ceder às tentações da rua [salgadinhos fritos, batatas-fritas e refrigerante, por exemplo].



Acrescentar mais frutas, verduras e legumes
Terça-feira é dia de feira no meu bairro e sempre quando posso, vou. Porque além de ter vegetais fresquinhos, o preço é melhor. Quando não, dou uma passadinha no hortifruti do supermercado mesmo. Meu foco está nas folhas verdes em tom escuro, por causa das vitaminas e aminoácidos necessários para quem parou de comer carne - meu caso. E de aminoácido em aminoácido, a gente forma proteína! =D

Gosto daqueles combinados de couve, beterraba e cenoura já raladinhos - é só higienizar direitinho com as dicas deste link. Mas de acordo com a Mari, é aconselhável comprá-los inteiros, pois quando já vêm cortados ou ralados, têm contato direto com o ar, fazendo com que percam nutrientes.



De fruta, nem se fala. Banana é sempre bacana levar, por causa do potássio. Também sempre compro abacaxi e limão, para fazer sucos, e visando a vitamina C. Entre várias opções, dependendo da região e estação. A Mari alertou que abacaxi e limão ajudam na absorção de proteína. Já a laranja, o ferro. E em termos de vitamina C, acerola, assim como melão e pimentão também são fontes - é, eu sei que você ficou passada com os dois últimos, igual a mim.


Exercícios aeróbicos
Tem de se exercitar para queimar gordura. Eu costumo caminhar ou correr. Depende da minha disposição. É só abusar de protetor solar, escolher a trilha sonora para o fone de ouvido, vestir roupas conforátveis e ir! Não se esqueça de se aquecer, alongar, de beber água e respeitar seus limites. Também estou estudando a ideia de fazer mais uma atividade física. Mas, essa, depois eu conto. ;]


* Thanks, Mari, pela consultoria. =]

Fotos: Reprodução

2 comentários:

  1. Legal o post. Procuro comer sempre de 3 em 3 hrs, beber água a cada 20 minutos e me alimentar bem.
    Mas no final de semana eu como aquilo q gosto, amo doces e não abro mão.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu também decidi levar uma vida saudável, hehe. Procuro me alimentar bem, nos horários certos e tudo mais. Mas como não gosto de academia, estou fazendo exercícios em casa mesmo, rs.

    -

    Pode deixar, estou cuidando direitinho da minha mãe. Se Deus quiser ela vai ficar boa logo, logo. Obrigada pelo carinho!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Fico feliz que queira deixar um comentário no blog. Mas antes é necessário saber que:

~ Comentários vazios, do estilo "Conheci agora o teu blog e amei! Siga-me pois já estou te seguindo" não são bem-vindos [creio eu, que na maioria dos blogs não devem ser, inclusive]!


Obrigada!
;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...